Fale conosco: +5511 3129-4911 WhatsApp: +5511 95905 3972

RECONHECIMENTO DA CIDADANIA NA ITÁLIA

É fundamental ter um parente ou um amigo que possua cidadania Europeia e atualmente seja residente em alguma cidade da Itália e que esteja disposto a assinar sua residência e te hospedar durante o processo de sua cidadania.

 

O que fazer ao chegar na Itália para iniciar o processo de reconhecimento da cidadania?

Ir até o Anagrafe da cidade procurar pelo” Ufficio Cittadinanza” acompanhado de seu “amigo” que ira fazer sua residência e que possui domínio no idioma Italiano.

Toda cidade Italiana tem uma espécie de cartório chamado Anagrafe onde existe um departamento responsável por cidadania Italiana chamado – Ufficio Cittadinanza.

 

Que documentos levar?

A princípio vocês deverão apresentar os seguintes documentos são :

O interessado em requerer a cidadania
Passaporte brasileiro
Todas as certidões preparada pelo patronato SIAS.
A pessoa que ira ser responsável pela sua residência
Carta d’identità Italiana
Codice Fiscale
Passaporte da União Europeia

O Ufficio Cittadinanza do Anagrafe irá informa-lo como realizar a entrada no seu processo de cidadania Italiana, fazer sua residência e após tudo isso lhe encaminhará para a Questura – Polizia di Stato para solicitar o Permesso di Soggiorno per Cittadinanza italiana.

O “Permesso Di Soggiorno Per Cittadinanza italiana” irá garantir que você fique em uma condição legal durante este período que a sua cidadania esta em processo.

IMPORTANTE:O requerente terá 7 dias corridos para alterar sua situação de turista, ou seja dentro deste prazo o processo de cidadania deverá ser iniciado.
• Informações validas apenas para as cidades do norte da Itália.( Inf. obtidas no ano de 2012)
• Antes de se Aventurar entrar em contato com o Comune de destino para se informar.

Duvidas e Perguntas frequentes

1. Como cidadão Brasileiro posso alugar uma casa na Itália e fazer minha residência com intuito de solicitar minha cidadania?
Resposta: Não, como já foi mencionado anteriormente você deverá ter um amigo, parente, conhecido, etc… Que possua cidadania Europeia e atualmente seja residente em alguma cidade da Itália e que esteja disposto a assinar sua residência e te hospedar durante o processo de sua cidadania.

2. Posso ficar hospedado em um hotel ou em um hostel na Itália durante este período que irei fazer meu processo de reconhecimento de cidadania ?
Resposta: Não, a resposta da pergunta anterior se adequa a este caso também.

3. As Igrejas Italianas oferecem residência para estrangeiros interessados em fazer o processo de cidadania?
Resposta: Não.