Fale conosco: +5511 3129-4911

LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Todo documento emitido no exterior precisa ser legalizado pelo país que se utilizará destes documentos para os devidos fins. No caso da cidadania Italiana , as certidões de nascimento , casamento, óbito e outros, precisam ser legalizados ( autenticados ) pelos consulados italianos no território brasileiro.

Para legalizar documentos para a cidadania Italiana siga as 5 (cinco) etapas descritas abaixo .
  • Encontre o seu Consulado:
    A jurisdição dos consulados da Itália no Brasil é dividida por território . Acesse o site do Consulado italiano para encontrá-los.
    O requerente residente no Brasil deve legalizar os documentos junto ao consulado da sua jurisdição que é determinado pelo local de residência.
  • Documentos necessários
    Documentos que comprovem a descendênciaCertifique-se que o seu pedido é acompanhado de todos os documentos que comprovem a descendência. É necessário preencher e apresentar o documento Árvore Genealógica. Apresente também uma copia simples de toda a documentação que deverá ser entregue no Consulado.
    Os comprovantes de residência devem constar o nome do requerente, e emitidos por um período máximo de um ano (no caso de pessoas casadas serão aceitos comprovantes em nome de cônjuges). Serão aceitos: certificado emitido pela justiça eleitoral contendo o endereço do eleitor e com o comprovante de votação nas últimas eleições.
    Outros certificados que poderão ser aceitos são : contas de energia elétrica, água, luz, matrícula / inscrição em instituição de ensino onde resulte o nome e endereço do interessado, a primeira folha da última declaração de IR e comprovante de recebimento de pensão ou aposentadoria.
  • Traduções
    Todos os documentos necessários para solicitar o reconhecimento da cidadania deverão ser apresentados com as respectivas traduções para o italiano conforme o testo original.
    Antes de realizar as traduções o requerente deverá encaminhar as certidões originais e em inteiro teor, para serem autenticadas pelo Ministério das Relações Exteriores da sua jurisdição, também conhecido como ERESP em São Paulo, ERERJ no Rio de Janeiro, EREMINAS em Belo Horizonte, etc.Consulte o site do Ministério Relações Exteriores do Brasil para obter mais informações.
    Os documentos devem estar em perfeito estado de conservação, sem rasuras e totalmente legíveis.
  • Apresentar o pedido
    Marque uma entrevista com o Consulado da sua jurisdição mandando um e-mail parainfo.itbra@vfshelpline.com. Importante: O agendamento para legalização de documentos para cidadania na Itália não é feito através de chat.
    Dirija-se ao setor de legalização de documentos no dia e na hora marcada. Entregue os documentos e pague as respectivas taxas de serviço.
  • Após a apresentação do pedido
    No momento da apresentação do pedido completo você será informado sobre a data da devolução dos documentos devidamente autenticados.
    No caso da data prevista ser alterada por exigências do setor, o requerente será notificado e será indicada uma nova data.